Liga da Justiça- resenha do filme

cubeNo filme Liga da Justiça os super-heróis se uniram para salvar a terra… É um filme de distração, sem apelativos para a malícia e com boa dose de humor, além de muita ação, é claro. Mas há uma mensagem em suas entrelinhas que vale a pena conhecer.

Na verdade, há quase sempre mensagens subliminares em praticamente todos os filmes de personagens de gibi, especialmente da DC, como é o caso deste. Isto por que tais personagens foram criados justamente como novos deuses, em substituição aos deuses mitológicos do mundo antigo (gregos, egípcios, etc).É bom saber que, enquanto que estes eram literalmente adorados pelos pagãos, os novos deuses não o são, pois nossa sociedade sabe diferenciar fatos de imaginação. Por outro lado, estamos imersos em mensagens ocultas no universo destes “deuses”, como veremos neste texto.

Esoterismo

O primeiro ponto que chama a atenção nas entrelinhas do filme é o ocultismo ali presente. Na narrativa, o grande vilão (Lobo da Estepe) quer se apoderar de 3 cubos que estão escondidos em locais diferentes do planeta. Tais cubos, quando juntos, tem o poder de criar a vida, porém um poder maligno. Todos estes símbolos estão muito presentes no esoterismo, crença segundo a qual há verdades escondidas às pessoas, mas que são conquistadas por alguns. O cubo é um símbolo maçom, da rosa-cruz e da cabala, que são religiões esotéricas. Há inclusive uma lenda esotérica que fala da união de três cubos no fim da história, representando céu, terra e inferno. Na lenda, os demônios serão libertos do inferno, quando isso ocorrer. Santo Ambrósio (sec. IV) também nos lembra, em seu livro Dos deveres dos clérigos, que os filósofos antigos falavam que o mundo estava dividido em três deuses: do mar (Aquaman), do céu (Super-homem) e das profundezas (Batman).

O vilão do filme – Lobo da Estepe-  é um ser que lembra a imagem arquetípica que temos do demônio, mais precisamente semelhante ao demônio Baphomet, cultuado pelos satanistas e cujo símbolo é um hexagrama, que, por sua vez, nos contorcionismos simbólicos dos esotéricos (que doem em qualquer um que use um pouco mais de lógica) é de certa forma a figura também do cubo.

Cristianismo

Além do esoterismo, o filme, pelo meu ponto de vista, também traz uma crítica ao cristianismo. Em um outro texto, eu mostrei a ideia por trás do filme superman vs batman (ver aqui). A liga da justiça é uma continuação daquele filme, acontecendo aqui a ressurreição do Super-Homem, feita pelo poder do cubo (como Deus ressuscitou Jesus dos mortos).

E quando os três cubos se fundem, são literalmente louvados pelo Lobo da estepe, como em um culto. Pareceu-me claro que os três cubos são uma paródia à Trindade. Eles deram a vida de volta ao Super-homem (como eu disse na outra resenha, o Super-homem é comparado à figura de Jesus), mas geram o mal e não o bem. Por fim, os três cubos são destruídos e a terra está livre desta força.

É bom saber que filmes passatempo que gostamos (eu sou um daqueles que gostam) não são tão inocentes assim.

 

4 pensou em “Liga da Justiça- resenha do filme

  1. Luciana Sousa

    O elenco fez um excelente trabalho no filme. Mas meu favorito foi Mulher Maravilha. Adoro os filmes de ação! Mulher Maravilha é um dos melhores filmes que estreou o ano passado. É uma história sobre sacrifício, empoderamento feminino e um sutil lembrete para nós, humanos, do que somos capazes de fazer uns com os outros. É um dos melhores DC Comics filmes adorei! O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. Gostaria que vocês vissem pelos os seus próprios olhos, se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam a emoção que sentiram. Eu gosto da forma em que ela esta contada, faz a historia muito mais interessante. Gal Gadot é ótima porque mostrou com perfeição a jornada de uma deusa, uma guerreira e uma mulher. Eu recomendo!

  2. Fer Andrade

    Mais do que as cenas, o filme reflete o trabalho em equipe e a fé tornou-se um ser superior que precisa ser revivido para nos salvar. O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Na minha opinião, foi um dos mehores filme de ação. que foi lançado.É importante mencionar também o grande trabalho do elenco. O filme tem uma direção incrível, narrado de uma forma bem humorada e divertida. Apesar de ser uma história clássica tem muitos toques contemporâneos. Não duvidei desde que vi o trailer em que seria um excelente filme.

Deixe um comentário