Arquivo mensais:maio 2018

Censura na internet

censorshipA internet é um vasto meio de comunicação que tem tomado grande parte do espaço da grande mídia tradicional, especialmente a TV. Tem sido também um meio que favorece a evangelização, especialmente de temas que não teriam de forma alguma espaço na grande mídia.

Todavia, a internet não é um espaço tão aberto assim como parece. Se olharmos bem, veremos que ela é dominada por poucas e gigantescas empresas: youtube, Google, twitter, Facebook, Instagram  e Whatsapp. Mais ainda: a Google é dona do youtube e o Facebook das duas últimas. Continue lendo

A inversão de valores na sociedade e a Escola de Frankfurt

certoNo século XIX Karl Marx iniciou as grandes ideias para uma revolução comunista. Em 1917 esta revolução teve seu primeiro ato na Rússia. Nos anos seguintes, milhões de pessoas morreram, principalmente de fome e sob tortura nos campos de concentração. Marx também havia profetizado que o capitalismo iria à bancarrota por si mesmo. Ao contrário de sua profecia, a vida das pessoas estava melhorando. Inspirados inicialmente pelo marxista karl korsch (década de 20), outros pensadores da esquerda perceberam que a revolução não poderia se sustentar pela força. Seria preciso uma ação programada na sociedade.

Surge assim a Escola de Frankfurt, na Alemanha, que busca revolucionar as ideias, com uma teoria crítica. O filósofo Hegel, no século XVIII, já havia mostrado que o domínio se dá pelas ideias. Os pensadores da escola de Frankfurt foram hegelianos, embora com o desejo revolucionário de Marx. Continue lendo

Sabia que vivemos sob uma Engenharia social?

engenhariaVivemos em uma gravíssima crise social, caracterizada pela erosão dos fundamentos sociais: instituições, valores, perspectivas Diante deste quadro, para muitos é apenas mais um momento “normal” da história humana, de mudança de paradigmas. Mas não é. A sociedade encontra-se da forma em que está não por acaso ou destino, mas por que ela tem sido propositadamente levada para isso, por meio de uma engenharia social.

Promotores e seus interesses Continue lendo