Deus está castigando a Síria?

siriaEstá correndo uma postagem na internet de uma passagem do profeta Isaías (17, 2-3), onde fala da destruição da Síria, por Deus. As pessoas estão me perguntando se então esta profecia que está se cumprindo.Precisamos compreender um pouco da história antes de responder.

No ano 735 a.C (portanto, quase 3 mil anos atrás), a Síria se uniu com a parte norte do território do povo de Deus, ou seja, Israel (a parte sul é Judá) para atacar a Assíria (atenção que é outro reino!). Para esta batalha, a Síria e Israel queriam que Judá também entrasse. Diante disto, o profeta Isaías fala que o rei de Judá não deve entrar na briga (cap 7) e faz a profecia que está sendo citada, ou seja, que a Síria seria destruída.

A guerra aconteceu mesmo e também tudo como Isaías havia predito: a Assíria destruiu Damasco (capital da Síria), levou o povo de Israel cativo e ainda passou a cobrar impostos de Judá. Com esta guerra aconteceu o fim do chamado reino do norte- Israel – restando somente o reino do sul, Judá (que também foi destruído pouco mais de 100 anos depois, desta vez pelos babilônicos. Mas isso é uma outra história…).

Portanto, a profecia de Isaías sobre a Síria foi algo que aconteceu 3 mil anos atrás e não se refere à Síria atual, que é de uma complexidade muito grande na geopolítica mundial, congregando interesses de vários países, o que torna a solução do conflito tão difícil. O certo é que não cabe aqui interpretações fundamentalista da palavra de Deus. É FALSO ATRIBUIR TAL PROFECIA, DAQUELA ÉPOCA, AO MOMENTO ATUAL. Aliás, a Síria é um país com grande número de cristãos fieis. Deus iria querer a destruição dos seus filhos que o louvam constantemente naquele país? Além disto, a tradução mais correta da passagem de Isaías nem fala de Síria, mas sim de Damasco (desconfio que é uma versão protestante da Bíblia que está sendo usada).

Rezemos pela Síria, onde muitas crianças estão sendo mortas. Algo que com certeza não é a vontade de Deus e que fere muito o coração de Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>