Rezar o rosário ou o terço?

rosary111Nas aparições de Nossa Senhora, em Fátima, assim como em outras aparições, a mãe de Jesus insistiu sobre a necessidade da oração. Mas, fica a dúvida: ela queria dizer o rosário (atualmente 20 dezenas) ou o terço (5 dezenas)?

Vejamos o que ela disse, em diversas aparições em Fátima:

“”Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra” (13/05/1917)

“Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vem; que continuem a rezar o Terço todos os dias em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer”. (13/07/1917)

“Continuem a rezar o Terço para alcançarem o fim da guerra.(…)” (13/09/1917)

“Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas.” (13/10/1917)

Como se vê, Nossa Senhora se refere aí à oração diária de 5 dezenas, contemplando 5 mistérios da vida de Jesus, ou seja, o que chamamos de terço.

Na verdade, certa dificuldade na compreensão se dá mais para nós de língua portuguesa e não para os países com outras línguas. Os católicos dos outros países só usam a palavra rosário, que compreendem como a oração das 5 dezenas estabelecidas pela Igreja para cada dia. Lembramos que, até o ano 2002, o rosário era composto de 15 mistérios e a Igreja definia quais mistérios são próprios para cada dia (gozosos, dolorosos e gloriosos). Naquele ano, o Papa João Paulo II, devotíssimo desta oração mariana, acrescentou 1 novo mistério ao rosário(portanto 5 novas dezenas), os mistérios luminosos, pelo qual o rosário passou à forma atual de 4 mistérios (20 dezenas).

Nos países lusófonos, caso do Brasil, usamos a palavra “terço” como forma de identificar 1/3 do rosário, quando este era composto por 15 dezenas. Se fossemos seguir o mesmo raciocínio, hoje deveria se chamar “quarto”, ou seja, ¼ do atual rosário… Com o tempo, a palavra terço passou a ser usada por nós tanto como uma parte do rosário, e também como sinônimo do próprio rosário, o que gera certa confusão.

Mas atenção: embora Nossa Senhora, nas aparições de Fátima (e também em outras) se referia à oração diária do terço, ou seja, de 5 dezenas, a oração do rosário como um todo é muito recomendável. Muitas pessoas tiram desta oração diária sua força espiritual, unindo-a com a missa diária. E a própria Mãe de Jesus, nas aparições em Medjugorie, que se iniciaram nos anos 80 e seguem até hoje, já fala em rezar todo o rosário diariamente. Ali, nos primeiros anos de aparição, ela também falava do terço diário, mas, de forma catequética, foi preparando seus filhos para que recitem o rosário diariamente. Diante da gravidade do momento em que nos encontramos, com a descrença tomando o coração de tantas pessoas, que relativiza o amor a Deus e a gravidade do pecado, a Mãe do céu nos pede ainda mais orações.

Em resumo, quem puder, esforce-se para rezar o rosário diariamente. Quem não o conseguir, não deixe de rezar o terço todos os dias. É Nossa Senhora quem pede e ela, com certeza, sabe o que é melhor para nós.

Pe. Silvio Roberto, MIC

Diretor da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>