Halloween: Iniciação das crianças no paganismo

halloween        Há algum tempo assistimos a crescente divulgação de uma festa estrangeira em nosso país, por meio principalmente das escolas: o halloween. Mas o que realmente é o halloween? É bom que os cristãos celebrem esta data?

Crenças distintas

O atual halloween é uma forma de sincretismo, ou seja, uma mistura de crenças. Os povos celtas, que habitavam a Escócia, Irlanda, Inglaterra e parte da França, celebravam, há 2 mil anos, o seu deus Samhain, o Senhor da morte. Segundo a sua lenda, no correpondente ao hoje dia 31/10, vésperas do início do inverno, este deus liberava os mortos para virem atormentar as pessoas. Para se protegerem, os druidas (sacerdotes celtas) ofereciam os mais diversos sacrifícios (com animais e mesmo humanos) para este deus. Além disto, o povo iluminava suas casas e também usava máscaras, com cabeças e peles de animais. Portanto, era uma celebração pagã, que envolvia magia e crença que os mortos atacam os vivos.

A fé da Igreja

Independente desta crença dos celtas, a Igreja, desde o seu início, passou a honrar os mortos que tiveram uma vida santa, começando a fazê-lo nos mártires. Já no ano 167, por exemplo, São Policarpo fala da veneração dos mártires e, tendo ele mesmo sido mártir, seu corpo foi venerado pelos fieis mesmo antes da morte e seus ossos foram guardados como relíquias. A partir desta veneração dos mártires, cada um na sua data de morte (entrada no céu), a Igreja chegou a uma data para venerar TODOS OS SANTOS: o dia 1 de novembro. O Papa Gregório III (sec. VIII) dedicou um oratório para esta veneração na antiga Basílica do Vaticano.

Além desta veneração dos santos, a Igreja também sempre rezou pelos demais falecidos, em purificação no Purgatório. O apologista Aristides (ano 140 d.C.) dizia que “se chegar a morrer algum dos fiéis, saudai-o com a celebração da Eucaristia e com a oração ao redor do seu cadáver”. No século X já se rezava por todos os falecidos no dia 02 de novembro.

Confusão

A palavra halloween deriva de uma junção de palavras em inglês que tinha significado cristão: All hallow even sendo All = todos; hallow = santo (inglês antigo), even = vésperas; all hallow even é a vésperas do dia de todos os santos, comemorado pela Igreja no dia 01/11. No entanto, esta expressão foi encurtada para halloween. Depois, deixou de ser visto com este significado católico e recebeu um significado pagão.

Aconteceu que, com a evangelização dos países com povos celtas, formou-se um sincretismo, ou seja, a mistura de crenças. Assim como no Brasil há pessoas que cultuam entidades ligadas à Umbanda e Quimbanda, assim também a cultura celta não se abriu totalmente à evangelização, misturando as antigas práticas e crenças com a fé católica. Com a imigração dos irlandeses e escoceses para os Estados Unidos, estes levaram as tradições do halloween: fantasias de bruxas, ameaças de fazer algum mal à residência das pessoas, etc. Sendo os Estados Unidos um país exportador de costumes, o halloween tem chegado até o Brasil.

Há algum perigo nisto?

Sendo o halloween uma “festa de crianças” há algum perigo em celebrá-la? Embora aparentemente inofensiva, há um grande perigo sim, do ponto de vista da fé. O problema está na continuidade do sincretismo:

– em um tempo tão cheio de confusão como o nosso, sobre os pontos mais elementares da fé cristã, celebrar o halloween pode reforçar esta confusão. Passa-se a crer, erroneamente, que os mortos podem voltar à terra (a Bíblia diz que não!), que podem nos fazer mal, que a magia é algo útil a ser feito, etc;

– sabemos que a crianças não distinguem bem o que é lenda da verdadeira fé. Se forem mal formadas em uma cultura sincretista poderão ser os adultos que, no futuro, vão consultar horóscopos, fazer trabalhos espirituais, tomar passes, etc. Todas estas ações são condenadas pela Palavra de Deus (cf. Dt. 4,19; 13, 1-3; 18, 10-12; Lev. 19, 31, 19, 26b; Is. 2,6;47,13; Jr. 10,2s; Dn 2,27; Ex. 22, 18;9,27; 10,10)

Lembramos ainda que o Satanismo, alimentado justamente pela cultura do ocultimos tão em voga em nosso tempo de Harry Poter, tem aumentado no mundo. O halloween é explorado pelos satanistas, a tal ponto que abrem suas “igrejas” a satanás neste dia. Também o dia 31/10 é um dos preferidos pelos satanistas para roubarem o Sacratíssimo Corpo do Senhor –  a Hóstia santa – para seus pervertidos cultos satânicos.

Infelizmente as pessoas não tem noção da seriedade de tudo isso! Eu mesmo já atendi uma jovem que estava sendo levada a um culto satânico em um cemitério. Na última hora ela desistiu de ir. O que aconteceria lá? Desde uma “simples” oração de consagração ao demônio até a morte da menina, passando por abuso sexual, tudo é possível! Lembro-me também de uma outra criança que, tendo participado de uma festa de halloween acordou de madrugada nos berros e com uma atitude muito estranha. Os pais me ligaram na madrugada, assustadíssimos, para rezar por ela.

Diante disto, pais, o halloween não é algo inocente! É uma porta de entrada para a introdução da criança no universo do ocultismo, assim como o cigarro de maconha é porta de entrada para drogas maiores. Este ocultismo  traz graves consequências, como sabem por experiência aqueles que atendem casos de pessoas afetadas pelo mal. Não leve seus filhos para estas festas. Em vez disso, explique-lhe a fé, para que ele entenda por que não deve participar desta “festa” pagã; conte histórias dos santos para ele (S. Luiz Gonzaga, São Tarcísio, São Domingos Sávio, etc). Algumas pessoas já estão tendo a ótima iniciativa de fazerem uma festa de todos os santos para as crianças, que são caracterizadas segundo estes.

Deus abençoe você e sua família!

Pe. Silvio R. Roberto, MIC

Diretor da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada

P.S.: para saber mais sobre o ocultismo e como vencê-lo, sugiro a leitura do meu livro Libertos pela Misericórdia de Deus, que pode ser encontrado aqui:

http://misericordia.org.br/loja/produto/libertos-pela-misericordia-de-deus/

Para saber mais sobre o purgatório e tirar dúvidas sobre os mortos, recomendo a leitura do meu livro Após a morte há Vida, que pode ser encontrado aqui:

https://loja.misericordia.org.br/apos-a-morte-ha-vida

 

 

 

 

 

5 ideias sobre “Halloween: Iniciação das crianças no paganismo

  1. Edson

    Li a matéria sobre o Hallowen, realmente a gente nunca se interessa em saber o porque das coisas, mas felizmente existem blogs e pessoas dispostas a abrir os olhos de quem quer conhecer a verdade oculta atras de simples “brincadeiras” como é esta festa de bruxas, parece algo inocente, mas o inimigo está trabalhando por tras disto. Tomemos muito cuidado, obrigado Pe. Silvio, um abraço.

    Responder
    1. Ireno

      Obrigado Padre Silvio,muito esclarecedor seu texto.O sincretismo religioso tem sido uma erva daninha no meio de uma sociedade como a nossa que não questiona a essência das crenças…Engole veneno como se degustasse um bom vinho.Quando se dão conta já estão embriagados pelo mal.

      Responder
  2. SERGIO DEMETRIO ROMANIUK

    Olá Padre Silvio,

    além dos riscos apontados e seu texto, creio que é importante também ressaltar a perda de nossa identidade cultural. Veja, enquanto esta “festa” Americana é cada vez mais divulgada em nosso país, as festa juninas cada vez mais perdem força em nossa sociedade.
    abs
    Sergio

    Responder
  3. gilmar antonio lazarotto

    BOA TARDE PADRE SUA BENÇA.
    MUITA BOA ESTA ESPLANADA SOBRE ESTE TIPO DE PAGANISMO INFUNDIDO CADA VEZ MAIS ATÉ POR CRISTÃOS ASSÍDUOS FREQUENTADORES DA NOSSA RELIGIÃO QUE POR IGNÔRANCIA DIFUNDEM ESTA PRATICA PAGÃ,MEROS PAPAGAIOS DE ITALIANOS SÓ SABEM REPETIR O QUE VEEM OS OUTROS FAZEREM.
    OBRIGADO PADRE

    Responder
  4. Silvio Roberto Autor do post

    Cara Bruna. Não há dúvida sobre a antiguidade do paganismo, mas este foi abolido (ainda que não totalmente) pela fé cristã. Sim, algumas datas foram “cristianizadas” para favorecer a evangelização. Veja bem, o meu texto é um esclarecimento primeiramente aos cristãos e católicos. Caso você não seja, o que é uma pena, não precisa ficar brava, viva segundo suas convicções, mas saiba que Jesus veio ao mundo para libertar o mundo das trevas e dos demônios. Que Deus te abençoe!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>