Arquivo do autor:Silvio Roberto

Tratamentos alternativos no SUS

reikiO Ministério da Saúde anunciou recentemente que o SUS irá cobrir diversos novos tratamentos alternativos, uma lista que se soma a vários outros que já vinham sendo aceitos pelo SUS. Os cristãos precisam entender que a maioria destes tratamentos não tem base científica, mas sim um sistema de crença e filosofia, quase sempre oriental. Ora, a crença oriental em geral (hinduísmo, budismo e outras) é que não existe um Deus pessoal, mas sim uma energia universal da qual todos fazemos parte e, por isso, a maioria destes novos tratamentos lidam com a harmonia da energia da pessoa, que é harmonizar a pessoa com o cosmos.

Aqui entra o perigo de alguns destes tratamentos, quando, por meio de controle mental, energização, mantras ou hipnose, retiram o paciente do nível consciente para o inconsciente (estados alterados de consciência) onde este passa a estar abertos a influências espirituais sobre o seu ser.

E se a palavra do mantra que é recitada for a invocação de uma entidade hindu? E se os objetos usados (pedras, incensos, florais) tiveram sido consagrados a outros deuses? E se a pessoa que impõe as mãos sobre o paciente está se colocando como um canal para atrair sobre o paciente certas energias? Mas e que energias são estas? De onde provém?
E se esta pessoa vive práticas ocultas? Aqui é preciso ter em conta que, da mesma forma que Deus pode nos abençoar por meio de objetos (água benta, imagens, etc) que são os sacramentais, o mal também pode fazer uso de objetos ou até mesmo pessoas para se infiltrar na vida de alguém (Dt 18, 10-14)…

Dentre as técnicas apresentadas pelo SUS, uma é particularmente grave: o reiki. Tão grave que foi objeto de uma advertência dos bispos americanos aos católicos daquele país. Por experiência de atendimentos a pessoas que passaram pelo reiki digo que é algo muito perigoso e que não deve ser feito de forma alguma.

Em algum tempo vou publicar um material mais desenvolvido sobre toda esta temática. Por hora, sugiro a todos a leitura do documento “Jesus Cristo, Portador da água da Vida” do Pontifício Conselho da Cultura e finalizo com esta entrevista do então Cardeal Ratzinger, nosso Papa Emérito:

 “Pergunta: Eminência, algumas pessoas afirmam possuir um fluido nas mãos que pode curar os doentes, e o confundem com o carisma das curas…”; “Resposta – O carisma das curas se manifesta em primeiro lugar na ausência total de elementos de magia e se realiza em um espírito de oração. As curas operadas pelo Senhor e sob o seu mandato pelos apóstolos são expressões de oração. Não se usam meios e contextos espirituais alheios à fé e à razão. Os carismas, à diferença dos poderes e fluidos de que se vangloriam estas pessoas, se submetem à verdade e ao poder de Deus e não introduzem outros elementos. Os outros casos são expressões de um terrível mundo subterrâneo, que – muito tempo na verdade escondido – hoje de novo, em uma fase de repaganização, vem à luz”.

Pe. Silvio, MIC

Carnaval e o deus Saturno

NOSSO CARNAVAL E O DEUS SATURNO

saturn_1_mdEntre os vários deuses dos romanos, um dos mais destacados era o deus Saturno, tanto que ainda permancem colunas de seu enorme templo em Roma. Saturno era reverenciado como o deus da agricultura, que teria ensinado as pessoas a plantarem e colherem e que reinara em uma época de ouro. Seu templo foi dedicado no século V antes de Cristo e ali ele era adorado. Ele era reverenciado também na Àfrica, inclusive com sacrifícios humanos. Continue lendo

Como praticar jejum

fastingA quaresma é o tempo penitencial forte onde a Mãe Igreja chama seus filhos à conversão. Para chegar a este fim – a conversão – a mesma Igreja, baseada na Palavra de Deus, nos apresenta um meio muito necessário: o jejum. São diversos os textos que nos falam desta forma de combate, como por exemplo: Jer. 18,11; 25,5; Ez. 18,30; 33,11-15; Joel 2,12; Mt. 3,2;4:17; Lc 5,35; Atos 2,38). Caminha junto com o jejum a abstinência, como vemos a seguir.

COMO JEJUAR?
A Igreja não estabelece formas rígidas e totalmente determinadas de jejum, dando aos fieis liberdade em como praticá-lo. O fundamental é que a pessoa coma pouco nos dias de jejum e que a alimentação seja simples. Mas, embora não haja regras fixas de como jejuar, a tradição nos dá algumas possibilidades: Continue lendo

A mulher está apanhando… do feminismo.

beatenPassou-se o tempo e a mulher, infelizmente, continua apanhando. Mas, quem diria, quem mais lhe bate agora é o feminismo. Este movimento passou, e ainda passa, por distintas matizes ideológicas, sendo uma delas a radicalização esquerdista, a que justamente mais está prejudicando as mulheres. Bebendo do marxismo e adaptando seu discurso para si, o feminismo radical também elegeu a família como sua inimiga, pois ali nasceria a opressão sobre a mulher. Mas foi além: encontrou na própria natureza o princípio da desigualdade, pois esta permite que o homem tenha o prazer sexual e deixe o fardo da gravidez para a mulher. Continue lendo

MPF CONTRA O POVO BRASILEIRO

Para que serve o Ministério Público Federal (MPF)? Para a defesa dos direitos dos cidadãos, segundo a lei.

foxHá poucos meses os cidadãos brasileiros de bem se viram ameaçados por uma exposição dita como “cultural”, mas que, na realidade, promovia o desrespeito religioso, a zoofilia e até mesmo a pedofilia. Estamos falando da queermuseu, que aconteceu em Porto Alegre. Indignado, o povo se voltou contra o banco (Santander) que promovia (com dinheiro público!) tal absurdo, obrigando-o por deixar de patrocinar o evento (afinal, estava perdendo milhares de clientes).

Daí o povo pensou: “nossos representantes legais com certeza haverão de tomar alguma atitude”. Entre esses representantes legais, estão os procuradores do MPF. Sim, o povo estava certo, o MPF agiu. Mas agiu a favor da raposa e como raposa… Continue lendo

Liga da Justiça- resenha do filme

cubeNo filme Liga da Justiça os super-heróis se uniram para salvar a terra… É um filme de distração, sem apelativos para a malícia e com boa dose de humor, além de muita ação, é claro. Mas há uma mensagem em suas entrelinhas que vale a pena conhecer.

Na verdade, há quase sempre mensagens subliminares em praticamente todos os filmes de personagens de gibi, especialmente da DC, como é o caso deste. Isto por que tais personagens foram criados justamente como novos deuses, em substituição aos deuses mitológicos do mundo antigo (gregos, egípcios, etc).É bom saber que, enquanto que estes eram literalmente adorados pelos pagãos, os novos deuses não o são, pois nossa sociedade sabe diferenciar fatos de imaginação. Por outro lado, estamos imersos em mensagens ocultas no universo destes “deuses”, como veremos neste texto.

Continue lendo

VACINA CONTRA O HPV: Realmente necessária?

vacineAs consequências danosas da revolução sexual, que espalhou-se pelo mundo a partir dos anos 60, têm deixado marcas na sociedade e na vida das pessoas. Colhemos hoje um preço muito alto pela recusa de viver os valores evangélicos. Além da grave consequência espiritual, pois a libertinagem afasta a alma de Deus, e as consequências sociais (famílias destruídas), os efeitos na saúde das pessoas é patente. Uma vez que a relação sexual passou a ser vista como um simples jogo de prazer, dissociada da responsabilidade efetiva pelo outro, que se caracteriza pelo compromisso na formação de uma família, a difusão das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) teve um aumento exponencial. Nada a se estranhar, uma vez que uma pessoa possa ter variados parceiros ao longo de sua vida. A tentativa de responder a este efeito contraditório de uma revolução que propaga a liberdade e a felicidade tem sido os meios artificiais de evitar, eliminar ou pelo menos atenuar os efeitos das DSTs. Camisinhas, pílulas, vacinas são os meios propostos para que se continue a viver relações sexuais desligadas do vínculo matrimonial e de ter filhos.

Continue lendo

O que a Igreja diz sobre comunismo/socialismo

popeO comunismo foi o sistema mais reprovados pelo Magistério na história da Igreja. De todos os Papas do século XX, só João Paulo I não condenou o comunismo ateu (e isso provavelmente somente porque ele não teve tempo de fazê-lo). Vejamos algumas destas advertências da Igreja aos seus filhos.

Na Carta Encíclica Divini Redemptoris, Pio XI definiu o comunismo como «intrinsecamente perverso.

Continue lendo

Enem e os Direitos Humanos

test          Nas semanas que antecederam o Enem apresentou-se uma grande polêmica: alunos seriam sumariamente zerados em suas provas caso escrevessem algo contrário aos direitos humanos. Depois de uma batalha judicial entre o Ministério da Educação e a Escola sem partido, esta última ganhou e os estudantes se viram livre para escrever o que quisessem, sem censura prévia (pelo menos é o que a teoria diz).

É preciso, no entanto, entender o que subjaz a inciativa do Ministério da Educação. Continue lendo